Ela nos ajuda em vários meios dentro das empresas e melhoram o dia-a-dia organizacional. Uma cultura bem estruturada, ajuda a garantir que todos os âmbitos organizacionais ocorram bem e que os funcionários estejam, cada dia mais, engajados com o propósito final da empresa.
Porém, mesmo conhecendo tudo isso, podemos pontuar algumas vantagens importantes para justificar a necessidade de uma Cultura Organizacional:
- Ajuda na resolução de problemas internos;
- Diminui conflitos e diferenças;
- Faz o controle da gestão;
- Desenvolve uma imagem positiva da organização perante ao público externo.
O único ponto que pode ser considerado uma desvantagem em ter uma cultura solidificada é a dificuldade que isso pode vir a trazer caso a empresa queira crescer. Isso acontece, principalmente, em casos de abertura de filiais em outros locais com culturas totalmente diferentes daquelas onde a empresa, inicialmente, estava inserida. Às vezes, a solidez de uma cultura bem estruturada pode dificultar mudanças, fusões e aquisições.
Entretanto, quando esses dois pontos são colocados em uma balança, fica claramente visível que as vantagens se ter uma cultura organizacional bem estruturada e solidificada, são muito maiores do que as desvantagens.