quarta-feira, 6 de junho de 2012

Relação entre comunicação e cultura organizacional


Para que uma organização consiga alcançar qualquer objetivo é essencial que seus colaboradores tenham a mesma visão e a mesma missão. Sendo assim, a estratégia de comunicação deve alinhar os discursos e as interpretações do público.

A cultura se forma através de grupos e da personalidade da organização. Os relacionamentos desenvolvem formas de agir, que vão sendo incorporados. A comunicação e a cultura estão diretamente ligadas, pois buscam as ferramentas para falar no mesmo nível de expectativas do público interno.

A comunicação só é eficiente a partir do momento em que os funcionários se entendem, desejam e aceitam participar e desempenhar um comportamento que gere qualquer mudança proposta pela empresa. Portanto, a comunicação exige o comprometimento e a credibilidade, criando valores e impulsionando as transformações.

Uma cultura é capaz de modificar somente se os indivíduos desejarem mudar, todos os setores devem estar envolvidos, e para isso a comunicação tende a ser maior, propondo modificações na empresa. A cultura organizacional se dá na relação com a comunicação, a cultura é a criação de significados e a comunicação relaciona e interage com as pessoas, e geram sentidos para as ações.

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