quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Mídias Sociais e Cultura Organizacional

Define-se cultura organizacional o conjunto de valores, princípios, crenças e políticas que regem uma organização diferenciando-a das demais. Todos os membros dessa organização devem adotar suas diretrizes e premissas para guiar seu trabalho dentro da mesma. Sua importância é imensa, principalmente por proporcionar ao colaborador uma sensação de identidade fazendo com que ele se sinta parte da instituição e não apenas um funcionário, o que influencia diretamente em seu comprometimento e motivação. Entretanto, é importante ressaltar que a cultural organizacional não é algo criado e imposto à instituição, é algo construído com o passar dos anos e definido pelo modo que a alta liderança e todos os colaboradores se comportam neste ambiente. Porém, há alguns fatores que determinam a cultura da organização que devem passar por modificações ao longo do tempo, a fim de adaptar – se as mudanças constantes da sociedade, sofrendo assim influências do ambiente externo onde essa organização está situada. No contexto atual, surgem então as mídias sociais juntamente com a necessidade – quase que exigida pelo mercado (influências do ambiente externo) – das organizações estreitarem suas relações com seus clientes, ficando cada vez mais próximos de seus públicos. Tornou-se, portanto essencial que as organizações tenham pelo menos um veículo de comunicação de mídias sociais. Para que essa implantação seja realizada de forma adequada e alinhada com a empresa, é necessário conhecer a fundo essa cultura organizacional. Caso não ocorra este alinhamento - entre a cultura da organização e o plano estratégico para utilizar ferramentas de mídias sociais- possivelmente o efeito conquistado será o contrário do esperado, sendo até mesmo “sabotado” inconscientemente pelos próprios colaboradores, que não reconhecem a organização em que trabalham nas mídias sociais. Há também empresas que querem exatamente o contrário. Buscam as mudanças para a sua cultura nas mídias sociais. O que ocorre é que muitas dessas instituições esperam que as mídias sociais resolvam todos os seus problemas, mas não percebem que a ação de implantação das mídias sociais realizada isoladamente não irá iniciar uma transformação interna que consequentemente atingirá seu público e melhorará sua imagem, e sim refletirá apenas a cultura vigente da organização. É importante ressaltar que as redes sociais devem ser utilizadas como ferramentas e não como ações principais de um plano de mudança de cultura organizacional. A implantação dessas mídias deve estar sempre atrelada ao desenvolvimento de ações e projetos que possibilitem a realização desse objetivo, pois a cultura é determinada pelas pessoas e não por instrumentos.

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