quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Petrobrás: Cultura Organizacional

No último post sobre cultura organizacional, conseguimos perceber a importância dela dentro de uma organização, seja ela de grande ou pequeno porte. Hoje, para ilustrar essa explicação, falaremos um pouco sobre a Cultura organizacional da Petrobrás, - empresa brasileira criada em 3 de outubro de 1953 pelo presidente Getúlio Vargas - uma das líderes mundiais em energia. Seu modo de gestão sempre seguiu uma forte linha de hierarquia, autoritarismo e centralização de decisões. Como seu produto é o petróleo e seu foco é a movimentação dessa matéria prima, nem sempre foram os colaboradores, clientes e, portanto, pessoas que estiveram em primeiro plano. Quando expunham suas ações para melhorias pouco se aprofundavam em questões especificas e a preferência era mostrar resultados lucrativos. Com o passar do tempo, essa gestão é alterada e a Petrobrás começa um plano para firmar sua imagem na sociedade. A sua principal ação é envolver, não apenas os colaboradores, mas sim todos os brasileiros, passando a sensação de que todos fazem parte da Petrobrás e lançam a campanha “Orgulho de ser brasileiro, orgulho de ser Petrobrás.”. Hoje, a companhia atua a partir de três pilares: Crescimento integrado, rentabilidade e responsabilidade socioambiental, e é com essa nova forma de gestão que a Petrobrás pretende alcançar sua nova missão, ser uma das cinco maiores empresas integradas de energia do mundo. Ao acessar o site do Petrobrás, é possível visualizar a linha do tempo, com os principais fatos da organização ao longo de seus 59 anos, suas ações estratégicas voltadas para pessoas e ter acesso ao código de conduta, estatuto social, código de ética, relatórios de sustentabilidade e plano de negócios e gestão até 2016. Isso demonstra claramente uma transformação na cultura organizacional da instituição, que mesmo assim preserva as raízes dessa cultura, onde alguns pontos principais continuam os mesmos, mas o modo como a empresa enxerga essas pontos sofreram a mudança. A Petrobrás é um bom exemplo para empresas mais conservadoras, que a mudança em sua gestão e em alguns fatores da cultura organizacional é essencial para o crescimento da organização.

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