terça-feira, 1 de maio de 2012

Tipos de Cultura Organizacional


O que é cultura organizacional?

Estudar sobre cultura organizacional é navegar nos mais diversos conceitos de psicologia, administração e ciências  políticas. Cultura (cul.tu.ra), no dicionário:  Soma das informações e conhecimentos de uma pessoa, ou de um grupo social. Tudo o que caracteriza uma sociedade qualquer, compreendendo sua linguagem, suas técnicas, artefatos, alimentos, costumes, mitos, padrões estéticos e éticos. Então, receber influência de fatores externos e internos é o papel de uma cultura.

A cultura organizacional funciona como um sistema de pensamentos, que não representa apenas um conjunto de padrões de comportamentos, mas uma rede de mecanismos de controle para modelá-los. Envolve artefatos (estruturas e processos organizacionais visíveis), valores e crenças e pressupostos (percepções e pensamentos) de uma organização.

De acordo com filósofo irlandês especializado em comportamento organizacional, Charles Handy, existe uma tipologia cultural que considera os canais de poder dentro do sistema organizacional:

Cultura do Poder
Geralmente está presente em empresas menores, onde as relações são baseadas no poder de apenas uma pessoa - vivem em função de uma fonte central de poder (fundador, na maioria das vezes). Estudiosos afirmam que o crescimento de uma organização assim é limitado.

Cultura de papeis
Sistema de administração simplificado possui força nos pilares da organização, e a interação é controlada por procedimentos, como descrições de tarefas.



Cultura de Tarefas
Baseada no profissionalismo e nos conhecimentos. Por enfatizar o trabalho, busca reunir as pessoas e prover recursos para que possam realizar um trabalho específico.

Cultura de Pessoas
O indivíduo é o ponto central das atenções. A geração de ideias é muito valorizada, e a organização existe para as pessoas (colaboradores), e não o contrário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário