sexta-feira, 18 de maio de 2012

Valorização de um princípio organizacional



É praticamente impossível pensar e escrever sobre cultura organizacional sem a essência do tema: os valores. Uma organização se expressa pela forma como ela condiciona a administração de pessoas, principalmente porque os valores são os elementos integradores – se compartilhados por todos os colaboradores da organização.
Nesse assunto, é vital que os gestores e líderes adotem a cultura de engajar os colaboradores perante o conjunto de princípios e crenças que orientam e antecedem a tomada de decisão. É necessário que os valores estejam ornando com as ações e as decisões da organização, senão o ambiente organizacional muitas vezes pode parecer – e ser – confuso, agindo de forma incoerente.
Além de dar norte, os valores motivam o colaborador a desenvolver ou não sua carreira dentro da organização, porque a identidade é criada por meio dos princípios organizacionais. Nos dias de hoje, onde o mercado está cada vez mais competitivo, a percepção dos valores organizacionais é uma valiosa estratégia que dá vantagem sobre os demais concorrentes, porque só assim uma organização diferencia-se da outra. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário